Sebo UR #Halloween
“O Rei de Amarelo”
Robert W. Chambers
Você pode não conhecer esse livro pelo seu nome, mas ele é a principal inspiração para os autores de terror da literatura mundial entre eles Stephen King e Neil Gaiman. Inclusive sendo fonte de referência para o roteirista Nic Pizzolatto enquanto escrevia a primeira temporada da elogiadíssima “True Detective”.
Publicado em 1895 como uma coletânea de contos Robert W. Chambers é considerado um marco para o terror fantástico, sendo responsável por inúmeros pesadelos através dos séculos. O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro - mais precisamente, a uma peça teatral fictícia - e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça 'O Rei de Amarelo' é mencionada em quatro dos contos, mas pouco se conhece de seu conteúdo. É certo apenas que o texto, em dois atos, leva o leitor à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. Esta edição reúne, além dos contos do Rei, seis outros que alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem construída mitologia do autor.
“O Rei de Amarelo” foi adquirido em uma das inúmeras garimpadas aos sebos da cidade, mas o achado se deu na verdade em uma banca de jornal. Minha edição é da editora Intrínseca contém 256 páginas publicada pela primeira vez em 2014 no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário