quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dia do Cinema Brasileiro




05 de Novembro


Nesta quinta-feira comemorasse um dos "Dias do Cinema Brasileiro", um dos ? Você leu certo, o cinema brasileiro tem uma certa "indefinição" sobre a data já que há quem diga que o dia certo seria na verdade 19 de julho - a ANCINE esta entre quem defenda esta data -  Mas se podemos duas vezes no ano celebrar nossa sétima arte, por que não o fazer ?

Como apaixonado pela magia do cinema não poderia deixar passar em branco esta data, e em comemoração a esta data a UR trás aquele que para muitos é o maior  e mais incrível filme nacional
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" que é considerado um marco do Cinema Novo.









Na Trama O Sertanejo Manoel e sua mulher Rosa levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra desolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Quando leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. Chegado o momento da partilha, o coronel diz que não vai dar nada ao sertanejo, porque o gado que morreu era dele, ao passo que o que chegou vivo era seu. Manoel se irrita, mata o coronel e foge para casa. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás.


O longa que foi lançado em 1964, levou o recém debutante a diretor Glauber Rocha a outro patarmar, vendo seu filme ser indicado a "Palma de Ouro". Ainda hoje segue como uma referência para diretores nacionais e é cultuado inclusive fora do país. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário