sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Universo Na Estante: "Jogos Vorazes"

Essa semana chegou aos cinemas de todo o pais o último filme da franquia "The Hunter Games" inspirado na obra homônima de Suzanne Collins e como não poderia ser diferente a UR vai direto a fonte e traz no quadro ‪#‎UniversoNaEstante‬ a saga literária que deu origem ao longa.

A América do Norte como conhecemos não existe mais, depois de inúmeros conflitos uma metrópole se ergue ante as tragédias que acometem o continente, a Capital, Panen - antes América do Norte - é dividida em 13 distritos atribuindo a cada um deles uma especialidade de acordo com suas características naturais. Tudo que é produzido nestes distritos é enviado para a Capital, que provem o que considera necessário para sobrevivência da população sob seus cuidados, de forma autoritária.




Aos distritos não é permitido se comunicarem, tendo seus limites cercados, murados e vigiados. Sem se conformar com a condução desse novo mundo o distrito 13, responsável pela energia nuclear se volta contra o status quo e a resposta da Capital é varrer o distrito do mapa, o que passa a ser chamado de "Dias Escuros" em consequência desse ato são instituídos os "Jogos Vorazes" que reuni um casal de cada distrito (chamados Tributos) para se confrontarem em uma arena até restar apenas o vencedor. Para lembrar a todos que tudo que a Capital faz é em benefício de cada cidadão e para manutenção da paz.


"Aos derrotados nada, ao vencedor tudo"


Nesse cenário vive Katniss Everdeen, nascida e criada no distrito minerador nº 12 que vê seu mundo ruir quando no sorteio do nome dos tributos o nome falado é Prim Everdeen ( sua irmã de apenas 12 anos).

Toda a história é narrada em primeira pessoa por Katniss, que se oferece para substituir sua irmã, e passa a conhecer os bastidores do mundo em que realmente vive.

Você pode ler a saga como uma aventura, de uma garota que descobre sua verdadeira força diante das dificuldades que enfrenta, mas pode ir além da sua habilidade com arco e flecha e seu poder de influenciar os que a cerca.

Jogos Vorazes mostra como um governo déspota pode reger o destino do povo que governa, da um vislumbre pela disputa pelo poder, onde não existem ideologias e sim governar ou não, é como tirar de forma sutil o véu que cobre seus olhos.

A UR recomenda a leitura de "Jogos Vorazes" não somente como uma leitura de lazer, mas também como uma forma de se questionar sobre a sociedade em que vive, exercite sua habilidade de observar além da primeira camada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário